domingo, 28 de janeiro de 2007

Em Memória...


Na hora em que escrevo, o dia 27 já completou as suas 24 horas e encontro-me já em pleno dia 28 de Janeiro. Mesmo dado o adiantado da hora, considero-me ainda no dia 27 de Janeiro de 2007. Faz hoje então precisamente 62 anos que o exército vermelho libertou Aushwitz. Calcula-se que no tempo em que trabalhou, entre 1940 e 1945, tenham sido extreminadas nas câmaras de gás e nos crematórios do campo de concentração desta localidade cerca de 1,5 milhão de pessoas. Difícil de contabilizar não é? Mais ainda de perceber como aconteceu... Todos os anos ao ver imagens que tenho comigo penso como é que foi possível acontecer. Embora passem já 62 anos, não foi assim à tanto tempo como possa parecer. As imagens dos prisioneiros judeus nus, esquelécticos nunca me hão de sair da memória. Aquilo que ainda resta é uma ínfima parte daquilo que verdadeiramente se podia ver à época. Isto deixa qualquer pessoa desarmada para perceber o que foi o holocausto. Mas é preciso preservar, para manter a memória sobre o que aconteceu, para que não volte a acontecer.

Sem comentários: