domingo, 28 de janeiro de 2007

Em Memória...


Na hora em que escrevo, o dia 27 já completou as suas 24 horas e encontro-me já em pleno dia 28 de Janeiro. Mesmo dado o adiantado da hora, considero-me ainda no dia 27 de Janeiro de 2007. Faz hoje então precisamente 62 anos que o exército vermelho libertou Aushwitz. Calcula-se que no tempo em que trabalhou, entre 1940 e 1945, tenham sido extreminadas nas câmaras de gás e nos crematórios do campo de concentração desta localidade cerca de 1,5 milhão de pessoas. Difícil de contabilizar não é? Mais ainda de perceber como aconteceu... Todos os anos ao ver imagens que tenho comigo penso como é que foi possível acontecer. Embora passem já 62 anos, não foi assim à tanto tempo como possa parecer. As imagens dos prisioneiros judeus nus, esquelécticos nunca me hão de sair da memória. Aquilo que ainda resta é uma ínfima parte daquilo que verdadeiramente se podia ver à época. Isto deixa qualquer pessoa desarmada para perceber o que foi o holocausto. Mas é preciso preservar, para manter a memória sobre o que aconteceu, para que não volte a acontecer.

sábado, 27 de janeiro de 2007

Entrada na família cristã!

Faz hoje precisamente 22 anos que entrei para a família cristã com o meu baptismo. Não poderia deixar de assinalar esta data tão importante para uma pessoa como eu e assim logo mais à tarde, pelas 19 horas, vou à missa aqui na minha paróquia de São Brás. Pena não poder ir mesmo à igreja onde foi o baptismo, mas este ano as responsabilidades familiares e académicas falam mais alto. Paciência. Mas nesta semana que vem, passarei la de certeza!

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Sangue...

Parece que vai haver sangue! Ai vai vai!

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Passando o tempo...

A estudar e preparar trabalhos, comunicações orais, planos e esquemas de trabalho, aulas, já com o novo single da Norah Jones no ouvido, à espera que a TMN me telefone, a acompanhar o Dakar e à espera do veredicto da faculdade que faz hoje um mês que deu entrada.
Assim vão passando os meus dias e as minhas horas no essencial.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Vamos ver se...

Passatempo lançado à alguns dias, nomeadamente nos dias do iniício do Dakar, o TMN Chalenge parecia para mim algo inacessivel. Mais me pareceu ainda quando fiz o download do jogo Dakar 2007 e percebi que o jogo é difícil e que os tempos das etapas são difíceis de bater. Mas fui treinando. O entusiasmo ao início foi grande, mas com o desenrolar da semana fui perdendo o ritmo. Até que chega o último dia anunciado do passatempo e fui concorrer. Já no chiado, faço uma abrodagem simpática à menina que estava a prestar assistência e perguntei o que era preciso para poder participar. Única condição: "ser cliente tmn". Depois disso e do rapaz que estava a jogar ter saído da cadeira em que se jogava, sentei-me eu depois de ter ouvido todas as indicações de como se jogava aquele jogo. Como se eu não soubesse já como é que aquilo se jogava. Joguei. "Não apanhou o combustivel, assim o carro vai abaixo", "mas eu dou-lhe outra oportunidade". Quando a moçoila acaba de dizer esta última palavra, acabo a etapa. "O Senhor bateu o record! Ficou em primeiro lugar" "estou estupefacta!", dizia ela a ficar toda vermelha. Devo confessar que também devo ter ficado da côr do tomate. "Parabêns! Quase de certeza que vai ser um dos co-pilotos do Carlos Sousa!" Fiz o melhor tempo. O melhor de todos até agora. "Deve ficar atento ao seu telemóvel" "A tmn vai entrar em contacto consigo e se não atender, passam a outro." Agora espero que acabe o passatempo e se descer de classificação, que desca só dois lugares para ver se ando se Wolkswagen Touareg Dakar 2007. O meu telemóvel agora fica sempre junto a mim. Espero ansiosamente pelo final do dia de terça feira, dia em que a rapariga me disse que o passatempo se tinha alargado dada a adesão crescente.
Vamos ver se vou ser co-piloto do Carlos Sousa por um dia!

sábado, 13 de janeiro de 2007

Decisões...

Parece estar para perto um conjunto de momentos que podem decidir e definir o meu fururo próximo. Vamos ver como é que essas reuniões se vão desenrolar e o que é que irão trazer de novo. O equacionamento de novas possibilidades de soluções é uma realidade que não pode ser descurada. Vamos ver o que vai acontecer. Brevemente haverão de certeza novos capítuos desta novela.

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Grande Adrenalina


Pois é. Passou num ápice. Aquilo por que tanto ansiei nos últimos tempos já passou, e foi em direcção a Dakar. A expectiativa de ver passar os primeiros pilotos é sempre grande e quando começam a passar... Woouuooo!! Que, velocidade, que perícia, que perigo! Tou tão perto deles mas passam a uma velocidade que por vezes nem consigo perceber quem passa. Sim, vejo cada número marca de carro, nomes dos pilotos, nacionalidade dos pilotos, e por vezes o grupo sanguíneo. Uma saudação especial aos portugueses que partem, que se percebe logo ao longe que aí vêm pois o público não perdoa. A agitação é enorme... Quem é? Pelos patrociníos percebe-se logo quem é. Hérder Rodrigues, Ruben Faria, Carlos Sousa, Paulo Marques, Madalena Antas, Elisabete Jacinto e tantos outros que compõem a armada portuguesa neste Dakar. A maior de sempre! O ver fazer a curva, o travar na aproximação, o virar, a acelaração depois da curva na recta, o roncar dos motores... Parece uma liturgia... Tirar fotografias, filmar, ver os pilotos para percer que são realmente eles que vão lá dentro e poder dizer que os vi. Agora vejo-os na televisão. Valeu a noite de frio, o sono perdido, a fome passada, a atrapalhação vivida, o pó que se acumula em cada parte do corpo não protegida. Perceber que no dia seguinte ao assoar-me ainda tenho pó dentro do nariz.
Lisboa-Dakar 2007, "um desafio para quem parte, um sonho para quem fica".

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Estou ansioso que começe...




Esta é a capa do novo album da Norah Jones. Bem elaborada não está?

Ela está de regresso!

Já não era sem tempo. Devo confessar que já andava um pouco à deriva no mundo da música. Mas parece que durante alguns meses vou deixar de estar.A minha cantora preferida está de volta. Norah Jones está de regresso com um novo album (Not Too Late), e um hit (thinking about you) já a circular pelas rádios e não só... A apurar pela qualidade deste primeiro single, o album será muito bom. A amadurecer com o tempo como se deseja... A tronar-se um pouco mais melódica e suave... Espero que visite Portugal! Se o fizer lá estarei seja onde for!

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Basta

Já chega, estou farto...

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Ano Novo

Mandei 2006 literalmente à ... Entrei no novo ano como já não entrava à alguns anos, com calma, sem folias, a pensar no que este ano pode trazer.